Com o rápido crescimento da demanda por derivados de petróleo, os Estados Unidos se vêem obrigados a investir em fontes renováveis de combustível e tentar reduzir o consumo de petróleo. Atenta ao problema, a universidade Georgia Tech tomou a iniciativa de se colocar no centro desse desafio.
— A solução não é encontrar mais petróleo, porque simplesmente não há mais para ser encontrado — disse Sam Shelton, professor-adjunto da Woodruff School de Engenharia Mecânica, atrelada à universidade. — A única saída é a tecnologia.
Objetivo é produzir energia mais segura e renovável
Num jantar de lançamento, realizado na última quinta-feira no campus da universidade, a Georgia Tech anunciou a Iniciativa por Energia Estratégica (SEI, na sigla em inglês), um programa para realizar pesquisas e projetos de desenvolvimento que ajudem o país a ficar menos dependente de energia de origem petrolífera.
Shelton afirmou que avanços na área tecnológica podem ajudar a tornar as alternativas de combustível existentes — como energia nuclear, carvão e gás natural liquefeito — mais seguras e eficientes. Ao mesmo tempo, conseguir gerar mais energia de fontes renováveis como células de hidrogênio e energia solar e eólica.