Mercado

Ethanol Summit debate o presente e o futuro do álcool combustível

Para debater o presente e o futuro do etanol no mundo, suas implicações sócio-econômicas e ambientais, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) realiza o São Paulo Ethanol Summit 2007, evento internacional que acontece na segunda e terça-feira, 4 e 5 de junho, no WTC – World Trade Center, em São Paulo. Segundo o presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho, chairman do comitê organizador do evento, o Estado de São Paulo, que é responsável por aproximadamente 40% da produção mundial de etanol, vai sediar um dos maiores debates já realizados em torno do combustível renovável. “Vamos transformar São Paulo na capital mundial do etanol”, enfatiza.

O Ethanol Summit terá a participação de personalidades nacionais e internacionais, como Felipe Gonzalez ex-primeiro-ministro da Espanha; George Soros, do Open Society Institute; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil; Iwao Okamoto, ex-presidente do Japan Bank Internacional Corporation; Daniel Yergin, CEO da Cambridge Energy Research Associates (Cera); do especialista indiano Vijay Vaitheeswaran, da revista The Economist; Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura; Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil. Para a abertura – programada para segunda-feira, às 9h – estão previstas as presenças do vice-presidente da República (no exercício da Presidência), José de Alencar e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além do governador do Estado de São Paulo, José Serra e do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que não tinham confirmado presença até quinta-feira, 31 de maio.

Com o tema central das sessões plenárias “Novas Fronteiras do Etanol – Os Desafios da Energia no Século 21”, o evento terá um programa focado em cinco painéis: Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento; Sustentabilidade e Seus Vetores Econômico, Ambiental e Social; Mercados e Investimentos; Sustentação Política e Parlamentar e Projeto Brasil. De acordo com os organizadores, a participação de personalidades de diversos países e os temas em discussão deverão assegurar uma expressiva repercussão internacional do encontro. Estarão presentes também palestrantes de destaque, como: Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV); o escritor e jornalista Fernando Gabeira, deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro; John D. Rice, vice-presidente executivo da ADM – Archer Daniels Midland Company; Mark Radka, chefe do Programa de Energia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma/Unep), entre outros.