No último dia 31 de outubro, a ETH Bioenergia, por meio do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, em parceria com a Prefeitura de Alto Taquari (MT), inaugurou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da região, instalada no Hospital Municipal da cidade. Com dois leitos adultos e outros dois neonatais equipados para o Centro de Tratamento Intensivo Intermediário, estima-se atender, por ano, 200 gestantes e, aproximadamente, 10 recém-nascidos, considerando o universo de 2.676 mulheres que estão, atualmente, em idade fértil na cidade.
Alinhado com a necessidade da comunidade local, a ação tem como objetivo proporcionar melhor estrutura hospitalar no atendimento de gestantes em situação de risco e dos recém-nascidos em condições delicadas.
Além da estruturação da UTI, o projeto também contempla a capacitação técnica dos profissionais do Hospital Municipal e prevê ainda transporte de pacientes através de ambulâncias, com equipamentos necessários, caso algum paciente precise ser transferido a um centro de referência. Já a prefeitura é responsável pela aquisição de material médico hospitalar e medicamentos, garantindo o funcionamento da UTI. A iniciativa totaliza um investimento superior a R$ 280 mil.
“A redução da mortalidade materna e infantil é uma das principais diretrizes das políticas públicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Por meio do Programa Energia Social, dialogamos com essas prioridades governamentais, assumindo um compromisso com a população de Alto Taquari. Por isso, efetivamos o plano, estabelecido metas junto à comunidade, para amparar gestantes, garantindo que toda assistência técnica e humana seja disponibilizada em favor da saúde da mãe e do filho”, explica Luiz Paulo Sant´Anna, superintendente do Polo Taquari da ETH.