A direção do CTC Centro de Tecnologia Canavieira -, órgão técnico-consultivo que congrega os principais produtores de açúcar, etanol e energia de biomassa do Brasil -, comemora a adesão ao seu quadro de associados, de quatro unidades da ETH Bioenergia: Alcídia e Conquista do Pontal, localizadas em São Paulo, e Eldorado e Santa Luzia 1, situadas no Mato Grosso do Sul. De acordo com a direção do CTC, a entrada da ETH Bioenergia fortalecerá a estratégia de crescimento do centro de pesquisas, que já reúne 182 empresas em seu quadro de clientes.
Juntas, as associadas ao CTC respondem por mais de 60% da cana moída no Brasil (aproximadamente 300 milhões de toneladas na safra 2008/2009).
“Com a parceria, buscamos aliar competitividade e sustentabilidade com soluções e tecnologias inovadoras para o cultivo e a colheita de cana-de-açúcar.
Buscamos, ainda, identif icar variedades adaptáveis a diferentes tipos de clima e solo que nos permitam aprimorar processos produtivos de etanol, cogeração de energia e açúcar”, ressalta o diretor de operações da ETH, Luis Felli.
“Incentivar o desenvolvimento da pesquisa é vital para o Brasil e para o setor sucroenergético, e fundamental para o crescimento da ETH”, complementa o executivo.
Na safra 2009/2010, a capacidade de moagem da ETH chegará a 13 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A previsão é moer cerca de 8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, para produzir aproximadamente 470 milhões de litros de etanol e 170 mil toneladas de açúcar.
A ETH Bioenergia, empresa controlada pela Odebrecht S.A. em associação com a trading japonesa Sojitz Corporation, atua de forma integrada na produção, comercialização e logística do setor de bioenergia etanol, energia elétrica e açúcar e está entre as empresas de destaque no mercado brasileiro. A ETH Bioenergia está comprometida com a cria ção de valor para seus acionistas e com a sustentabilidade. Tem como objetivo estar entre os líderes do setor até 2015 e planos de investimentos de mais de R$ 6 bilhões no desenvolvimento de três pólos produtivos, localizados nos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Situado no município paulista de Piracicaba, o CTC é mantido por 182 unidades produtoras de açúcar, etanol e energia. Atende também cerca de 12 mil fornecedores de cana e mantém estações experimentais e unidades regionais em pontos estratégicos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O principal objetivo do centro é desenvolver e transferir tecnologias de ponta para suas associadas.
O CTC desenvolve pesquisas nas áreas industrial, logística e agronômica: Plantio e Colheita Mecanizada; Biotecnologia; Controle Biológico de Pragas; Muda Sadia; Geoprocessamento; Imagens de Satélites; Cartas de Ambientes de Produção; Produção de Açúcar; Geração de Energia e Produção de Etanol de 1 e 2 Geração.