Após um intervalo de mais de uma década, a Stock Car volta a utilizar etanol em substituição a combustíveis fósseis, combustível que já havia utilizado por 19 anos, até 2000. A corrida deste domingo (28/03), abriu a temporada 2010 da Stock Car, e segue essa tendência observada em algumas das principais categorias do automobilismo mundial.
A conversão da categoria de volta para o etanol tem apoio da Bosch, que desenvolveu o sistema de alimentação, da Esso-Cosan, fornecedora oficial do combustível para a categoria, e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, explica que é uma re-estréia, já que a Stock Car utilizou etanol por quase duas décadas. “É com grande satisfação que a UNICA apóia esta iniciativa, na mesma linha do compromisso que mantemos desde o início de 2009 como fornecedores oficiais do etanol utilizado nas competições da Formula Indy,” comentou.
Para viabilizar a volta do etanol à categoria, um novo motor V8, com 520 cavalos, foi desenvolvido juntamente com a introdução de uma série de novidades, que acentuam a nova fase sustentável da Stock Car. São motores movidos exclusivamente a etanol, equipados com um novo sistema de injeção eletrônica que substitui os carburadores, reduzindo em dez vezes a emissão de CO2 e equivalentes – os gases que causam o efeito estufa.