A conversão de motores a diesel para o etanol, tendência que vem crescendo no mercado brasileiro, será abordada durante o painel “Etanol: Nova Opção para Motores Diesel”, programado para o terceiro dia do Ethanol Summit 2009. O evento será realizado entre os dias 1 e 3 de junho no Sheraton World Trade Center Hotel em São Paulo.
O painel terá como moderador o Chefe do Agrupamento de Motores da Divisão de Mecânica e Eletricidade do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Professor Assistente do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Nigro.
Estão confirmadas as participações do diretor de desenvolvimento da MWM International, uma das principais fabricantes de motores diesel do mundo, Guilherme Ebeling; e do Engenheiro Eletricista com carreira acadêmica no Instituto de Física e no Instituto de Eletrotécnica e Energia da U! SP, José Roberto Moreira.
Durante o painel serão discutidos temas como o Projeto BEST – Bio Ethanol Sustainable Transport, ou Etanol para o Transporte Sustentável. Iniciativa da Scania, o Projeto BEST, conta com 600 ônibus rodando em várias cidades da Suécia, operando com motores a diesel que utilizam uma mistura com 95% de etanol e 5% de um aditivo que permite ao motor a diesel operar com etanol.
No Brasil, o Projeto está em operação desde outubro de 2007, sob a coordenação do Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) e do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, com apoio da União Européia e parceria de várias empresas e entidades, entre elas a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), realizadora do Ethanol Summit 2009.
As informações partem da assessoria de imprensa da Unica, organizadora do evento