A possibilidade de um acordo entre Brasil e Índia para produção de combustível a partir da cana de açúcar entusiasma os pequenos agricultores indianos. Eles acreditam que o exemplo brasileiro pode ser a solução para a crise agrícola do país asiático. “Definitivamente, pode ser uma solução. É bom para o meio-ambiente, é bom para o país e para os agricultores”, diz o coordenador nacional do movimento de agricultores indianos, Yudh-vir Singh, presidente do Sindicato dos Agricultores Indianos (BKU, pela sigla em hindi) de Nova Delhi.
Ele conta que a demanda dos agricultores pela estímulo à produção combustível é antiga pois há excesso de produção de açúcar na Índia e o preço está muito baixo. Segundo ele, o governo indiano alega que o processo está sendo pesquisado. “Perguntamos a eles porque estão pesquisando? As pesquisas já foram feiras, o Brasil está usando, peçam ao governo brasileiro”, revela. “É uma oportunidade para os agricultores que plantam cana”.
Segundo ele, o governo indiano resiste, inclusive, a aumentar a cota de álcool na gasolina por lobby das petroleiras. Também neste caso os agricultores indianos defendem o modelo brasileiro. “Se fala em misturar 5% ou 10% de álcool à gasolina. Por que, se o Brasil utiliza muito mais? Por que não podemos fazer o mesmo?”, indaga o líder da Via Campesina. “Se Brasil e Índia fizerem algo juntos nessa área será muito bem-vindo pelos agricultores indianos”, garante.