O debate em torno dos biocombustíveis e energia limpa segue pela tarde durante o Fórum Nordeste 2008. A partir das 14h30, a discussão recomeça com o etanol e perspectivas para o futuro, com Plínio Nastari, presidente da Datagro, empresa de consultoria, apoio em negociações e de desenvolvimento de iniciativas em biocombustíveis. O mediador da discussão será o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, que também é um dos coordenadores do evento.
O tema Investment Grade (grau de investimento) ficará sob a responsabilidade do presidente da Fundação Atlântico de Seguridade Social, Fernando Pimentel, com mediação do diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles. A NR31, norma regulamentadora sobre saúde e segurança, específica para a área rural, é o tema escolhido para o debate final. “O contexto das relações de trabalho tem que ser discutido, assim como as questões referentes ao meio ambiente. São dois assuntos que caminham juntos no desenvolvimento do setor de agronegócios”, salienta Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM. A norma regulamentadora no contexto das relações de trabalho será discutida pelo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rodolfo Tavares, tendo como mediador o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra.
Realizado pelo Grupo EQM, o Fórum Nordeste 2008 tem patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Banco do Nordeste e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); possui apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, Sindicato da Indústria de Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe). O evento é promovido pela Greenfield Business Promotion. “Já estamos começando a pensar no Fórum do próximo ano, que podemos aprofundar o assunto nas áreas de meio ambiente e logística, por exemplo”, finaliza Monteiro.