Mercado

Etanol: congressista americano propõe obrigatoriedade de veiculos flex

Um projeto de lei apresentado no Congresso dos Estados Unidos pelo deputado federal Eliot Engel propõe que metade dos automóveis fabricados ou vendidos nos EUA seja flex até 2012. O texto prevê ainda que o percentual de veículos flex deve chegar a 80% até 2015.

Para Engel, este é o “momento correto” para que as montadoras americanas comecem uma transformação que leve o país para longe da dependência de petróleo importado.

Para o representante-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na América do Norte, Joel Velasco, essa legislação, se aprovada, quebraria o monopólio petroleiro sobre os motores americanos. “O Deputado Engel é mais um entre outros deputados que reconhece que é na diversificação de fontes de energia que os EUA vão conseguir sua segurança energética.” Segundo Engel, o custo adicional para tornar os carros flex é de somente US$ 90 ou US$! 100 por carro. “No momento em que o governo está financiando algumas das montadoras de Detroit, este poderia ser o momento ideal para refazer as ferramentas para eles poderem, assim, ter esses carros flex”, afirmou. O deputado disse ainda que com a implantação da tecnologia flex, o preço do combustível poderá ficar mais baixo, favorecendo os consumidores dos EUA.

As informações partem da assessoria de imprensa da Unica.