Ônibus verde circula em São Paulo e deve chegar às outras capitais. Imagem: SCANIA/DIVULGAÇÃO São Paulo – Meio ambiente, crescimento sustentável e energias renováveis são alguns termos que estão em evidência. Diminuir a emissão de gases poluentes é um dos principais objetivos para a preservação do planeta e a solução pode estar na utilização de combustíveis mais limpos, como o etanol, que reduz em aproximadamente 80% a emissão de gases poluentes em relação à gasolina. Para discutir estas questões, foi realizado, em São Paulo, o Ethanol Summit 2011, que contou com a participação de autoridades, especialistas e empresários do segmento.
De acordo com Paulo Saldiva, pesquisador e médico da Universidade de São Paulo (USP), são quatro mil pessoas mortas por ano, por causa da poluição do ar na capital paulista. O número é alarmante e reforça a importância de invest imento na produção de fontes energéticas renováveis. “Se toda a frota de ônibus de São Paulo rodasse com etanol, já no primeiro ano a cidade teria 700 mortes a menos provocadas pela poluição do ar. A falta de investimentos é refletida com gastos na saúde”, afirmou o professor.
Cledorvino Belini, presidente da Anfavea e da Fiat, apontou os carros flex como uma boa alternativa para a redução da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. O executivo lembrou que a tecnologia tornou-se acessível ao público em 2003, quando os carros flex chegaram às lojas. Belini estima que 84,7% dos veículos em circulação no país podem ser abastecidos tanto com gasolina ou etanol.
A discussão sobre a utilização de biocombustíveis também passa pelo transporte público. Em maio deste ano, 50 ônibus movidos a etanol começaram a circular na cidade de São Paulo. O modelo ecológico é o Scania K 270 4×2, que tem sua produção realizada em São Bernardo do Campo (SP) e atende aos requisitos da Euro 5. A legislação está em vigor na Europa desde 2009 e chega ao Brasil somente em 2012.
A Prefeitura de São Paulo ainda firmou o objetivo de ter toda sua frota de 15 mil ônibus substituída por veículos movidos a combustíveis renováveis e a iniciativa promete ser estendida para outras metrópoles brasileiras. Segundo Niege Chaves, presidente do Grupo Metropolitana Transportes, cidades como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também poderão contar com ônibus movidos a etanol em breve.