O preço do petróleo nos EUA registra elevação nesta quarta-feira após a divulgação da queda no estoque de petróleo no país na semana passada, segundo relatório divulgado hoje pelo Departamento de Energia dos EUA.
Às 15h22 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em dezembro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado a US$ 57,90, alta de 1,61%.
Segundo o relatório do departamento, houve uma queda inesperada de 2,2 milhões de barris no estoque americano de petróleo na semana encerrada em 11 de novembro. O total de barris da commodity estocados no país é agora de 321,4 milhões. A expectativa dos analistas do setor petrolífero era de um aumento de 1,6 milhão de barris no estoque.
As reservas de gasolina caíram em 900 mil barris, para 200,2 mil barris do produto estocados no país.
A boa notícia foi o crescimento (primeiro em oito semanas) do estoque de barris de combustível para calefação, que aumentou em 2,6 milhões de barris, pata um total de 123,4 milhões.
As quedas nos estoques de petróleo e gasolina ocorreram após uma série de aumentos nas últimas semanas. As instalações petrolíferas e as refinarias da região do golfo do México vem se recuperando após os fechamentos e interrupções de produção causados pela passagem dos furacões Katrina e Rita em agosto e setembro respectivamente.
As refinarias americanas operaram com cerca de 86% de sua capacidade no período compreendido pelo relatório, segundo o departamento.