O Pólo Nacional de Biocombustíveis, coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq, de Piracicaba, SP, tem mantido contatos com instituições japonesas para a realização de parcerias visando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para a produção de combustíveis renováveis. Uma reunião entre representantes da Esalq e a estatal japonesa Nedo (New Energy and Industrial Technology Development Organization Nedo), formaliza amanhã, 2 de agosto, um convênio internacional que prevê o repasse de US$ 300 mil para a implantação de metodologias na área de certificação de álcool. O encontro terá a presença do diretor executivo da Nedo, Naoki Nishio.
Os recursos, provenientes da estatal, já estão sendo utilizados na contratação de material humano, equipamentos e na infra-estrutura. O dinheiro será investido também na implantação de laboratório para a certificação do etanol. O objetivo é montar uma estrutura física que possibilite avaliar e monitorar a qualidade do produto de acordo com as exigências do mercado japonês. As ações do Pólo de Biocombustíveis, nessa área, conta com a parceria de outras instituições, como a Agência nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC e a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
A agenda do Pólo – coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, Weber Antonio Neves do Amaral -, prevê uma nova reunião, ainda sem data confirmada, com representantes do banco japonês JBIC (Japan Bank for International Cooperation), que pretende investir em pesquisas para a produção de biocombustíveis. O Pólo tem realizado, de maneira geral, diversas ações para a o desenvolvimento de projetos com etanol, biodiesel e biomassa florestal, em conjunto com a iniciativa privada e instituições acadêmicas.