Mercado

Estatal confirma interesse em atuar no México

Cidade do México, A Petrobras quer se envolver mais no setor de energia mexicano, particularmente em biocombustíveis, disse ontem Milton Costa, gerente da empresa no México. A estatal trabalhará sobre um acordo já existente, que consiste numa assessoria tecnológica da empresa brasileira para a petrolífera estatal mexicana Pemex e pretende estudar maneiras de realizar outras atividades sem ferir as leis que restringem investimentos estrangeiros no setor de energia do México.

“Estaremos nos países da América Central, no México e na África”, disse Costa, referindo-se ao plano de investimento a longo prazo da Petrobras. Costa afirmou que a companhia brasileira, contratada pela Pemex em regime de tarifa plena no setor de gás natural, está interessada no desenvolvimento da produção mexicana de etanol e em oportunidades mais amplas. “Temos que avaliar as condições gerais do setor energético mexicano para decidir se vale a pena entrarmos”. “Existe uma discussão sobre reformas legais no setor, então precisaremos ver quais mudanças poderão acontecer. São reformas que trariam oportunidades para companhias como a Petrobras”.

Congressistas liberais do México vêm insistindo há anos em reformas que afrouxem as restrições para o investimento estrangeiro no petróleo e no gás, porém muitos no país são contra a idéia. O presidente mexicano, Felipe Calderón, disse em março que o Brasil havia concordado em ajudar o México a produzir combustíveis alternativos.