Mercado

Estados Unidos apresentam propostas para eliminação de tarifas na negociações da Alca

Os Estados Unidos anunciaram hoje suas propostas de eliminação de tarifas e barreiras comerciais nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Nos próximos meses, os países envolvidos na negociação da Alca trocarão suas respostas às ofertas iniciais e iniciarão as negociações.

Esta parte servirá como uma preparação para a reunião ministerial de novembro, em Miami, que será co-presidida pelo Brasil e pelos Estados Unidos. Entre os destaques está a proposta de que cerca de 65% das importações dos EUA de bens de consumo e produtos industrializados do hemisfério (ainda não cobertas pelo Nafta) ficariam isentas de impostos imediatamente após a Alca entrar em vigor, com todas as taxas sobre bens de consumo e produtos industrializados eliminadas até 2015. No caso dos produtos têxteis e de vestuário importados pelos Estados Unidos, a oferta é zerar as tarifas em cinco anos, desde que haja reciprocidade por parte dos outros países.

Sob a condição de reciprocidade, em setores fundamentais como de produtos químicos, equipamentos para construção civil e mineração, equipamentos elétricos, produtos da área de energia, produtos ambientais, tecnologia da informação, equipamentos médicos, tecido não tecido (falso tecido), papel, aço e produtos de madeira, os norte-americanos propõem eliminação imediata de tarifas. Para o setor agrícola, os Estados Unidos apontam que cerca de 56% das importações do hemisfério ficariam isentas de impostos assim que a Alca entrar em vigor. Outras tarifas agrícolas entram nas categorias de redução gradual de cinco anos, dez anos ou mais, ajustadas para cada país. Além disso, as empresas dos países membros da Alca poderiam competir por contratos de compras governamentais dos EUA em pé de igualdade com as empresas dos atuais parceiros do Nafta. (Panorama Brasil)

Banner Evento Mobile