Mercado

Equipamento faz solda precisa de camisas de moenda

Um equipamento totalmente automatizado, capaz de efetuar soldagens completas de revestimento de camisas de moenda acaba de ser lançado na Feicana, e com sucesso de interesse e de vendas. Trata-se do manipulador de soldagem UTP WF 2001 BR, cuja precisão e alta tecnologia empregada permitem que apenas um operador realize as aplicações em tempo menor do que o utilizado nos processos eletrodo revestido ou semi-automáticos.

A responsável pela inovação é a empresa Boehler Thyssen Técnica de Soldagem. O manipulador de soldagem UTP WF 2001 BR é um equipamento comandado por um CLP, totalmente programável, o que lhe confere a possibilidade de efetuar soldagens de revestimento de camisas de moenda, desde a camada de base, como lateral do friso, picote e chapisco (com todas as soldas feitas utilizando arames tubulares), com precisão absoluta.

Uma vez programado, o equipamento tem a capacidade de efetuar a operação de soldagem mudando automaticamente de friso após ter completado o passe, sem nenhuma interferência do operador. A aplicação realizada recentemente na Equipav é exemplar. A empresa adquiriu o equipamento para substituir um antigo processo manual de revestimento das camisas (sem chapisco) que demorava em torno de 60 h/camisa. Este processo exigia muitas operações e mais de um soldador. Com o manipulador UTP WF 2001 BR o tempo foi reduzido para entre 25 e 27 h/camisa e com apenas um operador, explica Aurelio F. Toito Jr, Gerente de Assistência Técnica da Boehler Thyssen

Mais conhecida pela linha de produtos UTP, a Boehler Thyssen mostra neste produto porque possui experiência de mais de 30 anos na indústria sucroalcooleira no Brasil. É uma empresa que tem participado como um dos mais importantes fabricantes de consumíveis de soldagem no País, o que lhe têm conferido experiência suficiente para acompanhar as tendências e atender as necessidades de seus parceiros.

Para os diretores da empresa Boehler Thyssen, o lançamento do manipulador de soldagem UTP WF 2001 BR é um reflexo visível do que é hoje o setor sucroalcooleiro. Afinal, como em todas as áreas da indústria, o setor voltado à produção de açúcar, álcool e seus outros produtos tem se caracterizado pela otimização de seus processos, tanto produtivos como de manutenção. E a empresa Boehler Thyssen acompanha esta ascensão do setor. Em razão disso, também busca otimizar seus próprios processos. O sucesso do seu novo manipulador de soldagem entre os especialistas da área industrial das usinas comprova o profissionalismo da empresa.

Banner Evento Mobile