Entidades negam negociação para reduzir tarifa de importação do etanol dos EUA

Em nota, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), juntamente com suas associadas Copersucar, FS e Raízen, e Bioenergia Brasil, negam que haja qualquer negociação com o governo federal para redução da tarifa de importação de 18% aplicada ao etanol norte-americano.

O pedido de corte na tarifa está em conteúdo divulgado pelo portal 360 (leia aqui).

Leia a nota divulgada pela UNICA:

“As entidades e suas associadas mantêm posição unificada em defesa da previsibilidade regulatória, da reciprocidade comercial e do respeito às regras internacionais de comércio, pilares que asseguram a competitividade da bioenergia brasileira e o interesse nacional.

Posicionamento da UNICA e Bioenergia Brasil

A UNICA e a Bioenergia Brasil reafirmam sua confiança na condução responsável e equilibrada do Governo Federal nas discussões comerciais com os Estados Unidos e reforçam que qualquer debate sobre política tarifária deve preservar a segurança energética, a estabilidade das regras e a credibilidade do Brasil como líder na transição energética de baixo carbono.

O etanol brasileiro é um ativo estratégico de soberania nacional — e não pode ser tratado como moeda de troca em negociações comerciais.”