Engenho Santa Cruz, de Tuneiras do Oeste, será uma das 100 agroindústrias familiares do Paraná a ganhar o selo de qualidade da Tecpar, o que garante maior espaço no mercado consumidor. Recentemente a Família Cruz, responsável pelo engenho, participou de um treinamento da agricultura familiar promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Emater e Tecpar para conquistar o selo.
O treinamento está sendo realizado em todo o Paraná, porém da cadeia de cana-de-açúcar somente 20 agroindústrias foram selecionadas e o Engenho Santa Cruz é o único da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) – que agrega 32 municípios, a ser incluído na lista.
As aulas teóricas foram ministradas pelos técnicos em Campo Mourão e as praticas no próprio engenho. “Os produtores aprendem desde a organização da cadeia produtiva, técnicas de manejo até a como colocar o produto em exposição no mercado para chamar atenção dos consumidores. É uma forma de ajudar o produtor a entrar no mercado, agregar valor ao seu produto e o selo dá a ele condições de garantir ao consumidor que seu produto é de qualidade”, explica o executor regional da Fábrica do Agricultor, Cláudio Marconi.
Segundo Marconi, a proposta do Governo do Estado com o treinamento para os produtores da agroindústria familiar é organizar e profissionalizar a produção nas cadeias de cana-de-açúcar, fruticultura, hortaliças, leite e mel e fortalecer a atividade que apresenta bons resultados e dá condições aos agricultores de permanecer no campo com qualidade de vida. “O Engenho Santa Cruz, por exemplo, é administrado por uma família de oito pessoas e tem uma produção anual de 12 toneladas de açúcar mascavo, 2 toneladas de melado e 2 toneladas de rapadura, produção essa que é comercializada na região. Através dessa agroindústria houve a geração de emprego e renda e produtos de qualidade com preços mais acessíveis para o consumidor”, enfatiza Marconi.
Feira Estadual de Sabores
De acordo com Marconi, além do treinamento outra ação desenvolvida em favor da agricultura familiar é a Feira Estadual de Sabores, realizada no Parque Birigui em Curitiba, reunindo produtores da agroindústria familiar de todo o estado. Durante cinco dias os produtores têm a oportunidade de divulgar seus produtos para todo o estado. A Amerios participará com a comercialização de derivados da cana-de-açúcar, ovos de codorna, salame e compotas de geléia. “Este ano a feira será de 11 a 15 de julho e reunirá mais de 300 agroindústrias familiares do Paraná”, completou Marconi.