Mercado

Engenho Poço Comprido é reaberto em PE

A primeira fase de restauração do Engenho Poço Comprido, localizado em Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi entregue ontem à população pelo governador Jarbas Vasconcelos. O evento foi marcado com a abertura da Mostra do Açúcar, exposição com 110 fotografias de engenhos de cana-de-açúcar do Estado realizadas pelo arquiteto Geraldo Gomes da Silva e pelo arqueólogo Ulysses Pernambucano.

A importância histórica do engenho está no fato de ser o único engenho nacional com características holandesas – fruto da época da ocupação holandesa em Pernambuco (Séc. XVIII) – inteiramente preservado. A recuperação da casa-grande, vacaria e senzala consumiu investimentos no valor de R$ 750 mil. O engenho é o único tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Pernambuco.

O engenho foi arrendado por um período de 20 anos à Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (AFAV) pela Usina Laranjeiras, proprietária do local. A AFAV ficará responsável pela gestão do lugar. O trecho do engenho protegido por lei é dois hectares. De acordo com o coordenador de Patrimônio Histórico e Artístico da Fundação de do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luís Moriel, nesta primeira fase foram recuperados o piso, coberta, paredes, telhados, portas, janelas, fachadas, capela e escadarias das edificações. O trabalho durou cerca de dois anos. Nas dependências da vacaria, construída já no século XX, funcionará um auditório para palestras e treinamentos.

A segunda etapa do projeto também envolve recursos da ordem de R$ 750 mil. Os recursos, originários do Programa de Desenvolvimento das Zona da Mata (Promata), estão previstas a recuperação da moita – espaço onde o açúcar era beneficiado – e da área externa das instalações do engenho, além de pequenas intervenções no auditório.

O projeto integra a chamada Rota dos Engenhos e Maracatus, criada pelo governo estadual com o objetivo de desenvolver o turismo na Zona da Mata pernambucana. Além do município de Vicência, as cidades de Tracunhaém, Buenos Aires, Aliança e Nazaré da Mata também são contempladas pelo projeto.