A Usina Cerradinho, de Catanduva, SP, é a vencedora do Prêmio MasterCana 2005 na categoria Usina/Destilaria do Ano – Cogeração de Energia. A entrega do prêmio acontecerá na próxima terça-feira, 8 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. A Cerradinho, que produz atualmente 33 MW, está ampliando a cogeração de energia, a partir de 2006, para 53MW. O consumo interno é de 13 MW, o restante é direcionado para comercialização, incluindo empresas que atuam na área e a Eletrobras.
Segundo o gerente industrial da usina, Luís Antônio Magazoni, a unidade está instalando uma turbina de condensação para atender o aumento da produção. Além disso, a Cerradinho começou a utilizar pequena quantidade da palha. “Estamos ainda avaliando o uso desse produto. Não há necessidade de fazer mudanças tecnológicas. É preciso, no entanto, desfibrar a palha para agregá-la ao bagaço. Outra questão é o custo do transporte que deve ser levado em conta”, pondera. A unidade de Catanduva começou há quatro anos a investir na cogeração de energia. A planta industrial possui duas caldeiras de alta pressão.
Além da Cerradinho, outros destaques do setor sucroalcooleiro de 2005, em diferentes áreas, estarão recebendo o Prêmio MasterCana Brasil, que é uma realização da ProCana Informações e Eventos. Não fique de fora desta festa, que será um encontro de amigos e de negócios. Conheça todos os vencedores do prêmio no site www.mastercana.com.br . Para maiores informações e reservas, entrar em contato com Rosemeire pelo telefone (16) 3968-4010 ou pelo e-mail [email protected] .