Mercado

Emrpesa australiana quer produzir 6 vezes mais etanol até 2008

A forte alta mundial dos preços do petróleo e o desejo de reduzir a dependência dos Estados Unidos das importações de petróleo do Oriente Médio sustentam a estratégia da australiana Global Ethanol Holdings Ltd., que planeja lançar ações na bolsa australiana no mês que vem.

Já produzindo etanol de milho, primariamente usado como aditivo ao combustível, numa instalação no meio-oeste dos Estados Unidos, a companhia planeja aumentar sua produção em seis vezes até o fim de 2008.

O nascente mercado de etanol é ajudado por políticas do governo norte-americano que visam o aumento maciço do uso de combustível de fontes renováveis até 2012 mediante a concessão de benefícios fiscais e a imposição de tarifas sobre o etanol importado.

O primeiro ativo da Global Ethanol é a participação em 60% na Midwest Grain Processors LLC, uma companhia baseada em Minneapolis que opera uma instalação que produz 379 milhões de litros por ano de etanol em Lakota, Iowa, e está construindo outra instalação de 216 milhões de litros em Riga, Michigan. A companhia planeja dobrar a capacidade de ambas plantas e construir mais três refinarias de 379 milhões de litros cada em Wayne City, Illinois; Belmond, Iowa, e Moses Lake, Washington.

Enquanto os custos de construção das novas instalações permanecem como um risco-chave, com mais de 40 refinarias de etanol em construção atualmente nos Estados Unidos, a companhia estima que sua participação na produção total de etanol suba para 1,629 bilhão de litros em setembro de 2008.

A companhia espera levantar US$ 350 milhões de instituições domésticas e externas e de investidores e profissionais sofisticados. A oferta pública primária de ações está marcada para 9 e 10 de agosto, liderada pelos bancos Morgan Stanley (MWD) e UBS AG (UBS). As informações são da Dow Jones.