O porta-contêineres Maersk Halifax, da Maersk, foi convertido para operar com motor bicombustível capaz de usar metanol, tornando-se o primeiro grande navio do setor com essa tecnologia.
A modernização, realizada no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, durou 88 dias e foi concluída em outubro de 2024.
Confira também:
Atendimento a clientes
Segundo Leonardo Sonzio, chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, após os testes no mar, o Maersk Halifax retornou às operações e agora atende clientes no comércio transpacífico.
A MAN Energy Solutions conduziu a conversão do motor, que incluiu a substituição de peças, a instalação de tanques de combustível adicionais, uma sala de preparação e um novo sistema de abastecimento.
O casco da embarcação foi ampliado em 15 metros, alcançando 368 metros de comprimento, o que elevou a capacidade do navio de 15.000 TEU para 15.690 TEU.
Sonzio destacou que a modernização de embarcações pode ser uma alternativa às novas construções na transição para combustíveis de baixas emissões.
A conversão do Maersk Halifax fornecerá dados importantes para futuras adaptações.
Leia aqui mais a respeito.