Maersk conclui conversão de porta-contêineres para motor bicombustível

Trata-se do primeiro grande navio do setor com essa tecnologia

Maersk conclui conversão de porta-contêineres para motor bicombustível
Divulgação/Maersk

O porta-contêineres Maersk Halifax, da Maersk, foi convertido para operar com motor bicombustível capaz de usar metanol, tornando-se o primeiro grande navio do setor com essa tecnologia.

A modernização, realizada no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, durou 88 dias e foi concluída em outubro de 2024.

Confira também:

Atendimento a clientes

Segundo Leonardo Sonzio, chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, após os testes no mar, o Maersk Halifax retornou às operações e agora atende clientes no comércio transpacífico.

A MAN Energy Solutions conduziu a conversão do motor, que incluiu a substituição de peças, a instalação de tanques de combustível adicionais, uma sala de preparação e um novo sistema de abastecimento.

O casco da embarcação foi ampliado em 15 metros, alcançando 368 metros de comprimento, o que elevou a capacidade do navio de 15.000 TEU para 15.690 TEU.

Sonzio destacou que a modernização de embarcações pode ser uma alternativa às novas construções na transição para combustíveis de baixas emissões.

A conversão do Maersk Halifax fornecerá dados importantes para futuras adaptações.

Leia aqui mais a respeito.