Mercado

Empresário sucroalcooleiro recebe medalha da Inconfidência Mineira

O produtor de açúcar e álcool no estado de Minas Gerais, João Lyra, recebeu ontem, durante as comemorações mineiras a “Grande Medalha dos Inconfidentes”. A solenidade aconteceu em Ouro Preto (MG), por ocasião das comemorações da Inconfidência Mineira.

O presidente do Grupo, João Lyra, é advogado, deputado federal e presidente da Associação dos Produtores Independentes de Açúcar e Álcool do Estado de Alagoas. Ele foi indicado pelo governador Aécio Neves, para receber a “Grande Medalha dos Inconfidentes”, que é a mais alta condecoração concedida pelo governo de Minas Gerais a autoridades que se empenharam no crescimento e aumento do prestígio da terra mineira.

O grupo alagoano tem duas usinas em Minas Gerais no Triângulo Mineiro: Usina Vale do Paranaíba (Capinópolis) e Triálcool (Canápolis).

A Vale do Paranaíba começou a funcionar o ano passado e possui equipamentos e máquinas de última geração, incorporando a mais moderna tecnologia para produção de açúcar e álcool.

Somam 2.700 empregos diretos e 10.800 indiretos, com uma capacidade de moagem de 1,5 milhão de t de cana.

Já a Triálcool foi incorporada ao Grupo João Lyra em 1988 e já iniciou a implantação dos processos e gestões de procedimentos exigidos para obtenção da ISO 14001, visando adquirir novos diferenciais de qualidade. Atualmente o programa “Cana com Qualidade” está implantado em todo o grupo. Por ano, a unidade moe 1,2 milhão de t de cana. Ao todo o grupo é formado por cinco unidades (as três restantes são localizadas em Alagoas).