Mercado

Empresário já cultiva 500 ha de cana para indústria de álcool

O empresário Celso Dal Lago Rodrigues, que está coordenando o processo de implantação da primeira usina de produção de açúcar e álcool na região de Dourados, confirmou há pouco que já foram instalados viveiros e estão sendo cultivadas cerca de 500 hectares de cana-de-açúcar na área próxima ao distrito de Itahum, distante 65 quilômetros da sede do município.

Dal Lago confirmou também que até o final deste mês estará protocolando, junto à Secretaria estadual de Meio Ambiente, o pedido de licença ambiental para iniciar a produção em escala comercial. Ele acredita que até o final do ano será possível começar as obras físicas da indústria, que prevê uma produção, após concluída, de 3 milhões de toeneladas/ano.

Recentemente, o empresário levou o prefeito Laerte Tetila (PT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, José Carlos Cimatti para conhecerem o projeto. A usina tem previsão de cultivar cerca de 30 mil hectares e a exportação do produto para a Comunidade Européia e vários países da Ásia e das Américas. O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 150 milhões, com recursos do FCO e do BNDES.