Mercado

Empresa recebe incentivo de US$ 20,4 mi para pesquisas de bioetanol celulósico

A empresa EdeniQ, especializada em tecnologias de produção de biocombustíveis em nível mundial, acaba de receber do governo norte americano um incentivo de US$ 20,4 milhões para pesquisas na área de bioenergia. A verba foi distribuída após participar, em parceria com a Logos Technologies, Inc, de um rigoroso processo de seleção realizado pelo governo dos Estados Unidos.

O incentivo, disputado entre cerca de 500 empresas e conquistado por apenas 19, será utilizado pela matriz da EdeniQ para adaptação e operação de projeto piloto de uma biorefinaria, que produzirá bioetanol de baixo custo a partir de matérias-primas como palha de milho e bagaço de cana-de-açúcar. A Logos irá gerenciar o projeto, enquanto a EdeniQ será responsável pela adaptação e operação da refinaria em Visalia, na Califórnia.

O projeto utiliza diversas tecnologias desenvolvidas pela EdeniQ, tais como o Cellunator™ (pré-tratamento mecânico), enzimas avançadas para conversão de celulose em açúcar e leveduras de alto rendimento para fermentação do açúcar. Segundo o CEO da Logos Technologies, Dr. Greg Poe, a celulose é o composto orgânico mais abundante da Terra e é uma interessante fonte de combustíveis líquidos para atendimento às necessidades de transporte no futuro. “A Logos e a EdeniQ estão preparadas para demonstrar ao Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos a viabilidade econômica deste revolucionário recurso”.

O CEO da EdeniQ, Larry Gross, acrescenta que a empresa está muito satisfeita com essa parceria para acelerar o desenvolvimento e comercialização da produção de biocombustíveis celulósicos de baixo custo. “As tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela EdeniQ e pela Logos irão reduzir drasticamente o tempo e os recursos necessários para produção celulósica, aproveitando os bilhões de dólares já investidos em infraestrutura na atual indústria de etanol”.