Softwares desenvolvidos pela empresa Pentagro, de São Carlos (SP) podem reduzir em 10% o consumo de energia nas usinas e economizar, no mínimo, R$ 1 milhão por ano. Isso é o que planeja a empresa através de ferramentas que já estão sendo desenvolvidas para atender as usinas da Cosan e a Usina Santa Cruz, instalada em Américo Brasiliense (SP).
A Pentagro foi criada há quatro anos por André Lins de Albuquerque, engenheiro Ph.D especialista em controle de processos, e por Cláudio Policastro, Ph.D especialista em Tecnologia da Informação (TI) e Inteligência Artificial (IA).
Segundo a empresa, os produtos podem simular, monitorar e controlar de forma eficiente os processos dentro das usinas com o objetivo de reduzir o consumo de energia. “Nosso trabalho é aproveitar oportunidades de ganhos nos processos”, explica Albuquerque.
O especialista explica que no médio e longo prazo a empresa pretende chegar às indústrias de alimentos, óleo e gás, papel e celulose, química e siderúrgica. A Pentagro conta hoje com nove colaboradores, sendo três doutores e quatro mestres. “Daqui há quatro anos queremos ter 30 trabalhadores e faturamento acima de R$ 5 milhões”, comenta.