Mercado

Empresa é campeã em vendas e exportações de tratores em 2002

A AGCO do Brasil, fabricante dos produtos Massey Ferguson, bateu recordes de vendas por vários meses seguidos em 2002 e apresentou, no ano, resultados consolidados bem acima do anterior. Até novembro a empresa colocou no mercado 10.591 tratores, um crescimento de 16,4% sobre o período de janeiro a novembro de 2001, mantendo uma participação de mercado próxima dos 34%. Até outubro foram exportadas 4.570 unidades, uma evolução positiva superior a 20%. Em 2002 a AGCO manteve a posição de maior exportadora de tratores do Brasil, com 70% das vendas totais para o exterior, informou o superintendente Normélio Ravanello. Em cada dez tratores exportados pelo Brasil em 2002, sete saíram da fábrica de Canoas. O mercado de colhedoras Massey Ferguson cresceu 21% no período de janeiro a novembro. Ravanello atribui ao Programa de Modernização da Frota (Moderfrota) o resultado positivo das vendas. Ele acredita que se o programa for mantido em 2003, o setor continuará apresentando desempenho favorável.

O ano que termina teve um significado especial para a AGCO do Brasil também em termos institucionais. O esforço empreendido em todas as esferas da administração, da produção e da comercialização chegou ao cliente e retornou na forma de reconhecimento. Tanto que a empresa foi a mais premiada do setor, em eventos em que o próprio cliente opina sobre a qualidade do produto, do atendimento e do pós-venda. Desta forma, a empresa conquistou Ouro na Categoria Destaque do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, com a colhedora MF 34, foi Top of Mind na pesquisa da Revista Amanhã no Rio Grande do Sul e no Paraná e foi distinguida com Ouro no Prêmio Qualidade RS do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, entre outras distinções.

GERDAU MELHORES DA TERRA – A colhedora MF 34 foi Ouro na Categoria Destaque do Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2002. A premiação consagrou um projeto de colhedora desenvolvido para um novo quadro de mercado, em que a agricultura consolida sua importância econômica no cenário mundial. A principal característica da Categoria Destaque é a consulta que a comissão julgadora faz aos usuários dos equipamentos. Em 1999, a MF 38, da mesma família de colhedoras, ganhou Ouro na Categoria Novidade.

TOP OF MIND (RS E PR) – A pesquisa Top of Mind da Revista Amanhã procura captar, de forma criteriosa e transparente, as marcas empresariais que estão em primeiro lugar na mente da população. Desde que foi instituída, em 1991, a Massey Ferguson é a marca de máquinas agrícolas mais citada. Em 2002 não foi diferente, a pesquisa de campo realizada pelo Instituto Bonilha, no Rio Grande do Sul e no Paraná, apontou as máquinas produzidas pela AGCO do Brasil como as campeãs em citações. A Massey foi mais uma vez Top of Mind nos dois estados.

PRÊMIO MASTERCANA – A Massey Fergusson foi eleita como uma das MasterMarcas de Ouro pela Pesquisa MasterCana 2002, a mais importante premiação do mercado sucroalcooleiro do Brasil. O prêmio coloca em evidência as marcas preferidas por um dos segmentos mais importantes do agronegócio brasileiro e consolida a liderança que os produtos Massey Ferguson desfrutam na região canavieira. O Troféu MasterCana destaca empresas e personalidades que mantêm um compromisso real com o mercado.

TROFÉU AGROLEITE – As linhas de tratores e colhedoras Massey Ferguson foram apontadas como destaque do Troféu Agroleite 2002, uma outorga da Cooperativa Castrolanda, aos setores da cadeia leiteira que se destacaram pela qualidade de seus produtos e atendimento aos clientes. As linhas Massey Ferguson foram escolhida como destaque no segmento “máquinas agrícolas” pelo comitê de avaliação do troféu, formado por representantes do agronegócio nacional. O prêmio foi entregue no município de Castro, durante a 2ª Agroleite.

PRÊMIO QUALIDADE RS – A AGCO do Brasil conquistou o Troféu Ouro no Prêmio Qualidade RS 2002, concedido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A outorga é a mais importante do sul do País às empresas que se destacam na gestão pela qualidade total. A conquista é fruto de um trabalho permanente de aprimoramento tecnológico e investimentos em programas de qualidade. A AGCO foi a primeira montadora de máquinas agrícolas certificada pela Norma ISO 9001 (1994) e ISO 14001 (1999).

TOP SER HUMANO – A AGCO do Brasil recebeu o troféu Top Ser Humano 2002, conferido pela secciona gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). A distinção avalia ações na área de recursos humanos, como práticas de gestão de pessoas e responsabilidade social. A área de recursos humanos é estratégica para empresa, que mantém diversos programas sócio-educacionais, como formação em idiomas, informática, preservação ambiental, segurança no trabalho, saúde ocupacional e cursos de pós-graduação, entre outros.

Banner Evento Mobile