A Brado, empresa de armazenagem e transporte de contêineres do grupo Cosan, ampliou seu foco de atuação para fazer a logística de cargas por meio de vários modais.
Criada em 2011 como uma empresa de transporte ferroviário, a companhia passou a fazer o que chama de “inteligência logística”.
“Não somos responsáveis apenas pela movimentação de mercadorias em contêineres, que viajam principalmente por ferrovias”, diz Rogério Patrus, diretor-presidente da companhia.
“Quando um cliente precisa que suas mercadorias cheguem do ponto A ao B, desenvolvemos um plano da operação, com os modais mais eficientes para cada caso, dentro do prazo definido.”
A nova abordagem deverá permitir que a Brado movimente mais de 90 mil contêineres cheios ao ano em 2017. Neste ano, a projeção é fechar com 70 mil contêineres, mesma marca de 2015.
Caso a expectativa se concretize, o crescimento em número de contêineres transportados será de 30% -projeção que há anos a empresa não divulgava.
A empresa faz parte do grupo Cosan através da Rumo Logística, que assumiu as operações da ALL, além de ter hoje outras parcerias.
A Brado vem buscando também uma diversificação de cargas. A predominância era de mercadorias congeladas e grãos em contêineres, mais do Centro-Oeste para os portos do Sul e do Sudeste.
“Estamos batendo recordes no transporte de madeira, papel e celulose, além de passar a movimentar outras mercadorias”, relata.
A companhia está em fase de testes de transporte de alguns produtos químicos.
Outra novidade é a expansão para a região Norte, usando parte da ferrovia Norte-Sul. “O mercado segue tendência animadora”, acrescenta o diretor-presidente.
Raio-X
Brado Logística
70 mil
foi a média de contêineres cheios, ao ano, em 2015 e 2016
2,4 mil
vagões
22
terminais
Fonte: (Folha de S.Paulo)