Uma empresa israelense chamada “Amantes da agricultura” cultiva em grandes extensões da África uma planta com cujas sementes será produzido um biodiesel que substituirá a gasolina em motores e veículos.
A informação foi confirmada ontem ao jornal “Yediot Aharonot” pelo diretor da organização Agritech, Daniel Meiri. A companhia conta com fundos locais e internacionais para isso, afirmou.
O cultivo da planta denominada “jetrofa” e outras, que abrangerá milhares de hectares, já foi iniciado em um país africano não identificado, onde o clima e as condições do solo são ideais e a mão-de-obra é barata, continuou.
A planta será apresentada na Exposição Internacional Agritec-2006, em Tel Aviv. A companhia conta com experiência em projetos agrícolas de projeção mundial, informou.
Na exposição serão apresentadas sementes de diversas plantas das quais se pode extrair o biodiesel, que será mais barato que a gasolina comum. Os cultivos prosperam especialmente em alguns Estados do continente africano, disse, sem divulgar mais detalhes.
Segundo o jornal de Tel Aviv, a empresa israelense já assinou contratos de exportação de “dezenas de milhões de dólares” com “vários países da Europa e da América” para o próximo ano.
Um conselheiro econômico em assuntos agrícolas, Ronen Sender, declarou que se trata de um sistema para obter combustíveis alternativos e não convencionais.
Calcula-se que daqui a dez anos 10% dos veículos funcionarão com o biodiesel.