Mercado

Embrapa inaugura unidade de monitoramento por satélite

A nova sede da unidade de Monitoramento por Satélites da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será inaugurada às 11h desta terça-feira (04), em Campinas (SP). Participam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o diretor-presidente da empresa, Silvio Crestana.

A unidade de Monitoramento por Satélite cuida da gestão territorial da agricultura, monitorando a dinâmica das culturas, da pecuária e das florestas no território nacional; acompanha e mapeia a infra-estrutura agrícola; e colabora com empresas privadas, cadeias do agronegócio e órgãos públicos no planejamento e governança territorial.

Projetos sobre biodiversidade em áreas agrícolas, monitoramento territorial da agricultura orgânica, do plantio direto e sistemas de gestão territorial para prefeituras municipais também estão entre as atividades do centro de pesquisa.

Com as novas instalações, em uma área de seis mil metros quadrados, será possível ampliar a equipe e a frente de atuação da unidade, que já tem assegurado um espaço operacional para projetos de gestão territorial, em parceria com empresas do setor de etanol e biodiesel e em colaboração com a Embrapa Agroenergia.

O centro terá uma biblioteca especializada e três novos laboratórios: um de recepção de dados de satélite, um de pesquisas sobre biodiversidade em áreas agrícolas e um de geomática (de informação espacial).

O laboratório de geomática desenvolverá projetos para apoiar as políticas públicas, em colaboração com universidades dos Estados Unidos, do Canadá e instituições internacionais, como o Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD sigla em francês), Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Centro de Pesquisas da Comissão Européia (JRC) .

As novas instalações contemplam ainda locais para treinamento de bolsistas, estagiários e técnicos de outras instituições, públicas e privadas. As informações são do Mapa.