Mercado

Embrapa estuda novos sistemas de produção para cana no Cerrado

Em busca da melhoria da competitividade e qualidade da produção, aEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estuda atualmentenovos sistemas de produção, com foco na sustentabilidade.

Um dos objetivos da pesquisa é fazer recomendações sobre o cultivo no Cerrado, direcionadas ao produtor que começa a investir em cana-de-açúcar na região.AIntegração Lavoura – Pecuária, Floresta (iLPF) e os campos de experimentos em cana-de-açúcar, da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), receberam a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, na manhã desta segunda-feira, dia 14 de maio.

Por acreditar que o Cerrado será nova área de expansão do setor sucroalcooleiro brasileiro, a Embrapa Cerrados iniciou pesquisa para avaliar diversos aspectos da cultura na região e questões relacionadas ao manejo da água e do solo, avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais, a produtividade e adaptação de cultivares indicadas para outras regiões produtoras e usadas comercialmente.

img1844

As cultivares estão sendo avaliadas no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Goiás, onde a cana-de-açúcar foi plantada em condições de sequeiro e com a adoção de técnicas convencionais usadas nas regiões produtoras.Ao todo, serão realizadas 48 atividades de pesquisa em campo e laboratório, envolvendo quatro unidades da Embrapa, com 20 experimentos de campo.

Segundo a Embrapa, esses experimentos no Cerrado permitem avaliar a reação da planta às particularidades da região, que tem seca mais prolongada e solo mais pobre do que as ocupadas tradicionalmente pelo setor.

No caso da correção do solo e adubação, foram instalados experimentos que avaliam respostas a doses de calcário, gesso e a fontes e dose de fósforo e nitrogênio.

Para o ministro,a tecnologia pesquisada falta chegar à ponta da cadeia produtiva. “Nós precisamos dar assistência ao nosso produtor. Os pequenos e os grandes agricultores são importantes, mas o médio produtor será responsável por parte do crescimento da agricultura”, afirmou.

O iLPF representa importante instrumento no processo agropecuário, é uma das tecnologias alvo de incentivos governamentais no Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC), destacou Ribeiro.