São Paulo, A Embraer, a quarta maior fabricante do aviões do mundo, está lançando uma nova aeronave agrícola movida a álcool para atender a demanda dos produtores rurais.
A empresa começa a vender o avião, modelo Ipanema, antes do fim do ano. Também vai fazer a conversão para álcool de aviões agrícolas movidos a gasolina de avião, mais cara. O avião recebeu autorização final das autoridades reguladoras brasileiras para voar.”O novo avião agrícola amplia o mercado potencial, por causa do custo operacional mais baixo”, disse Oswaldo Telles, analista do mercado de aviões do Banif Investment Bank de São Paulo. Altos funcionários da Embraer dizem que o custo operacional equivale a menos da metade do gasto com aviões movidos a gasolina de avião.
A Embraer reativou o projeto para desenvolver essa aeronave após a acentuada desvalorização do real em 2002 e a crescente demanda mundial por commodities terem gerado uma disparada das exportações de produtos agrícolas do país.
“A agricultura brasileira cresceu muito nos últimos anos e o Ipanema‚ uma ferramenta para aumentar a produtividade”, disse Satoshi Yokota, presidente da Neiva, divisão da Embraer. O preço de tabela do novo Ipanema será US$ 259.000, US$ 4.000 a mais do que o cobrado pela Neiva pela versão movida a gasolina de avião.