Mercado

Em encontro com Alckmin, Unica defende uso do etanol no transporte coletivo de SP

Em maio deste ano, o paulistano já poderá ver nas ruas de São Paulo os primeiros 50 ônibus movido a etanol. Por isso, a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a fabricante de veículos comerciais Scania, apresentaram hoje ao governador Geraldo Alckmin, seus benefícios ambientais para redução de emissões de gases poluentes nocivos à saúde e um incentivo para a adoção em todo o Estado. A delegação entregou à Alckmin, um documento que defende uma série de medidas pelo Governo do Estado, fundamentais para viabilizar a adoção dos ônibus a etanol em larga escala, como a desoneração fiscal e incentivos que facilitem a amortização da aquisição dos veículos por empresas concessionárias de transportes públicos.

O consultor de tecnologia e emissões da UNICA, Alfred Szwarc, que participou da delegação, explica que o etanol é uma opção de transporte de massa amplamente testada e bem sucedida, que começa a ser utilizada na cidade de São Paulo oficialmente nas próximas semanas. “Com algumas medidas do governo paulista poderia beneficiar todo o estado de forma significativa. Além de valorizar a cadeia produtiva na principal região produtora de etanol sustentável do mundo, a implantação ampla desses veículos atende a legislação ambiental estadual e municipal para mitigação do aquecimento global ao reduzir fortemente a emissão de poluentes e gerar benefícios mensuráveis para a saúde pública. É uma solução prática, eficiente e pronta, disponível imediatamente,” avalia.

Hoje, mais de 600 veículos desse tipo rodam na capital sueca, Estocolmo, abastecidos principalmente com etanol de cana-de-açúcar, importado do Brasil, segundo a Unica. “No País, dois ônibus a etanol já vem sendo demonstrados, na capital paulista, sendo o primeiro desde 2007. Juntos, os veículos já percorreram 180 mil quilômetros, transportando passageiros em diversas linhas da região metropolitana,” afirma Rogério Rezende, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania.