Mercado

Em busca de um Consecana para a cadeia citrícola

Para tentar harmonizar as relações entre as indústrias de suco e seus fornecedores independentes de laranja, o novo diretor corporativo da Cutrale, Carlos Viacava, defende a criação de algo similar ao Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Consecana).

Para mitigar as rusgas na cadeia sucroalcooleira, até certo ponto normais entre fornecedores e clientes, o Consecana criou um modelo de pagamento dos canavieiros baseado em critérios técnicos e no teor de sacarose da matéria-prima entregue. A adoção ao sistema é voluntária, e mesmo assim o conselho tem funcionado com aparente eficácia.

“Não adianta querer melhorar a imagem [da cadeia citrícola] só com palavras. É preciso mudar procedimentos, e estamos empenhados nisso”, afirmou Viacava ao Valor. Ele acredita que algo nos moldes do Consecana tem potencial para se transformar, no mínimo, em uma referência para a negociação de contratos entre fornecedores de laranja e indústrias de suco, principal foco de problemas no ramo.