Em 10 anos etanol 2G terá custo de produção igual ao do convencional

Até por volta de 2025 o custo de produção do etanol de segunda geração será igual ao convencional e em 2030 pode chegar a ter custo aproximadamente 30% menor do que o de primeira geração.

Leia mais: Confira como é a produção de etanol 2G

A previsão é de George Jackson de Moraes Rocha, pesquisador sênior da divisão de Processamento de Biomassa do CTBE. Eles e outros especialistas do tema se encontraram nos dias 17 e 18 de novembro, em Campinas, SP, no 1o Workshop Sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de olho na Segunda Geração.

Leia mais: Impurezas minerais continuam sendo gargalo para a produção de etanol 2G

Promovido pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), as apresentações visaram a implementação e o aprimoramento de plantas industriais do etanol de segunda geração, novas ou existentes.

Leia mais: Em crise, Abengoa tem R$ 309 milhões do BNDES para etanol 2G

Houve debates entre empresas, especialistas do setor e pesquisadores que discutiram os pontos de melhoria da eficiência e redução de custos na produção do etanol 2G.

Leia mais: Empresa francesa produz etanol 2G com maior desempenho

O evento teve como principal objetivo abordar os principais desafios científicos e tecnológicos da produção do biocombustível de primeira e segunda geração. “A partir dos debates resultantes, envolvendo a indústria e a comunidade científica, pode-se traçar novos rumos de pesquisas.

Leia mais: Dona de usina de etanol 2G compra ativos de empresa dos EUA

Visamos a obtenção de um produto competitivo a médio prazo e uma realidade consolidada e sustentável no longo prazo”, explicou George Jackson.

Leia matéria completa clicando aqui.