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Editora do JornalCana pode ser 1ª do mundo a obter SA 8000

O Grupo Apoio & Vendas Comunicações – que edita o JornalCana — poderá ser o primeiro da área jornalística a receber a certificação SA 8000. O trabalho para certificação teve início há um ano e na primeira quinzena de julho receberá a primeira auditoria.

Por meio da certificação SA 8000, o Grupo pretende incentivar outras empresas à pratica da responsabilidade social, uma vez que sempre esteve preocupada com o bem estar dos colaboradores e da comunidade. “A princípio iniciamos preparativos para a implantação da ISO 9000, mas alguns consultores disseram que o trabalho social desenvolvido na empresa permitia a certificação SA 8000”, explica Josias Messias, diretor da Procana.

Segundo Messias, a SA foi escolhida por gerar um processo de conscientização, participação e compromisso por parte dos colaboradores, que serão em sua opinião, os verdadeiros responsáveis pela conquista do certificado. “Quem constrói uma empresa não são máquinas, mas pessoas, por isso temos que fazer o possível para que se sintam valorizadas e atuantes. A empresa deve mostrar que essa certificação é saudável, produtiva e possível, já que empresas de qualquer porte devem ter responsabilidade social”, lembra.

Atualmente, empresas do mundo todo estão se mobilizando para conquistarem essa certificação.

Dados da Social Accountability International – SAI do início de maio, comprovam que existem 236 empresas certificadas com a SA 8000 no mundo e 29 certificadas no Brasil.

O Centro de Treinamento e Educação em Qualidade – CTEQ, de Piracicaba (SP), é responsável pela consultoria na APOIO & VENDAS. Wagner Trevelin, que atua como consultor nesta certificação diz que para conquistar a SA 8000, as interessadas devem seguir alguns requisitos sociais, tais como: não utilização do trabalho infantil e escravo; adoção de critérios de saúde e segurança no ambiente de trabalho; liberdade aos funcionários de associação ou filiação sindical; repressão aos atos de discriminação de qualquer espécie; definição de prática disciplinares; embasamento nas leis trabalhistas no que se refere ao horário de trabalho; remuneração e implantação de sistemas de gestão.

O assessor de diretoria, Wagner Vila, explica que a APOIO & VENDAS está comprometida em divulgar e colocar em prática todas as determinações brasileiras e internacionais de responsabilidade social, garantindo aos seus colaboradores todos os direitos constantes na norma SA 8000.

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