A euforia brasileira pelo etanol tirou do papel um projeto que já se desenrola há dois anos no Estado do Rio. Começou em Bom Jesus do Itabapoana o cultivo dos cem primeiros hectares de cana-planta, primeiro passo na produção das mudas que fornecerão matéria-prima à Abisa, usina de álcool que começará a operar no município em maio de 2009. No ano que vem, serão plantados os primeiros dez mil hectares, dos 32 mil hectares de área disponível para a usina, informa Gilberto Carvalho, coordenador de implantação da Agroindústria Bom Jesus de Itabapoana, nome completo da Abisa:
— No terceiro ano, a usina está processando dois milhões de toneladas de cana, equivalentes a 170 milhões de litros de álcool ao ano.
O investimento de R$250 milhões virá de fundos estrangeiros. A Abisa é o primeiro grande investimento no setor sucroalcooleiro fluminense em quase meio século, segundo o presidente do Sebrae-RJ, Sérgio Malta. Além da entidade, o projeto tem o apoio de Emater, Embrapa e Universidade Federal Rural. Hoje, 312 pequenos agricultores de Bom Jesus já fazem parte da cooperativa que vai produzir cana para a usina. O número deve chegar a 600, com a entrada de produtores de cidades vizinhas, como Itaperuna e Campos.