Os profissionais de gestão de pessoas podem potencializar seus resultados, buscando uma gestão eficiente e capaz de alavancar a produtividade dos colaboradores e seus resultados mesmo durante o cenário pandêmico. Além disso, podem demonstrar como é preciso fazer tudo com muito mais dinamismo, prontidão, flexibilidade e adaptabilidade.
Isso tudo foi evidenciado durante o Webinar JornalCana – A Gestão de Pessoas com a Pandemia e a Transformação Digital realizado pelo JornalCana nesta quarta-feira (15). O evento digital faz parte da série Quartas Estratégicas, moderada pelo diretor da Procana, Josias Messias.
O protagonismo e a vez do RH diante de um desafio global foi tema da apresentação de Beatriz Resende, consultora organizacional e conselheira de carreira na Dra. Empresa.
“Diante de um cenário global de transformações e disrupturas em diversos âmbitos, requerendo adaptações e reinvenções de todas as partes, o foco do RH assume um protagonismo no futuro e na reconstrução das organizações, do mercado de trabalho e da sociedade”, afirmou.
Beatriz citou a importância de uma gestão eficaz da comunicação como ferramenta de interação, conexão, criação e obtenção de resultados baseados em sinergia e colaboração. E destacou o papel fundamental dos líderes dentro do “novo normal”, atuando no papel de agentes de mudança como suporte aos desafios do negócio.
Ao fazer uma contextualização de cenários, a profissional concluiu ressaltando que o desafio agora é trabalhar a humanização e a tecnologia que devem caminhar juntas neste processo de transformação.
Carlos Leston, diretor de Recursos Humanos da Tereos, disse que o fato da empresa ter 48 plantas em 13 países e operações em 18 países, proporcionou uma reação mais ágil à crise. “Aprendizado coletivo e propósito fazem diferença na vida das pessoas e das usinas. Temos provado disso aqui na Tereos”, assegurou.
Com comitês de crise implantados em todas as unidades, a safra na Tereos começou com duas prioridades: proteger a saúde dos colaboradores e garantir a continuidade da produção.
Leston comentou sobre pontos de atenção que estão fazendo diferença nas ações de RH das usinas da companhia e ressaltou que a pandemia exigiu um novo olhar sobre a vida e as relações pessoais e profissionais.
“Antes andávamos na corda bamba entre o sucesso e o fracasso profissional, agora andamos na corda bamba entre a vida e a morte. A pandemia trouxe um despertar para o lado humano; um novo olhar sobre cuidar de si e do outro; a buscar por um propósito, intensificado pelo sentimento de finitude”, explicou, comentando que, o resultado disso virá com uma transformação silenciosa e aceleração da transformação digital, como já vem ocorrendo.
Cibely Silva, gerente de RH/Comunicação da Cerradinho Bio destacou que as pessoas têm muito potencial para superar resultados.
“Mesmo em cenários adversos como os de hoje, de pandemia, o trabalho realizado aqui na Cerradinho demonstra que é possível superar resultados através das pessoas, especialmente através do desenvolvimento das lideranças”, comentou.
A gerente contou que a empresa vem há três anos investindo em um plano para se tornar a “melhor empresa para se trabalhar”. “Deixamos bem claro para as pessoas que é muito importante a felicidade e os líderes conseguiram passar isso muito bem a todos”, disse.
Neste contexto, as ações têm refletido na performance dos colaboradores. “As nossas pessoas se sentem seguras, estão felizes e geram valor”, afirmou, comentando sobre as iniciativas desenvolvidas pela companhia na pandemia.
Entre elas, fortaleceram os canais de comunicação, intensificando o uso das plataformas digitais, com lives com o presidente, comunicados via whatsapp, feedbacks de iniciativas, ginástica laboral e happy hour digital.
“E temos o RH como business partner efetivo. O time funciona ao lado do líder, apoiando, influenciando, levando informação precisa e esse formato tem dado resultados positivos e o orgulho de pertencer à empresa tem se fortalecido”, ressaltou.
Wesley Martinez, gerente de Recursos Humanos da Diana Bioenergia, encerrou o webinar destacando o modelo de RH implantado pela companhia durante a COVID-19. “Acredito que todos nós estamos em linha em relação às medidas durante a pandemia e o que vem pela frente. Além, é claro, do impacto disso no papel do RH do futuro”, disse.
O profissional acredita que o principal patrimônio que uma usina tem são as pessoas e que a gestão financeira e gestão de pessoas devem ter a mesma importância dentro de uma organização.
Martinez afirmou que a Diana Bioenergia leva a sério seus valores, que são ética, transparência, comprometimento, confiança, competência, meritocracia, respeito à SSMA e os desenvolve junto às competências individuais e coletivas.
Também comentou que a empresa segue no processo de transformação digital, com várias etapas já implementadas, como no caso do jurídico que já é todo digital.
O webinar foi patrocinado pela S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas e pela Pró-Usinas, uma empresa do Grupo ProCana focada em trazer tecnologia que gera resultados para as usinas.
Assista na íntegra: