Mercado

Duto da Petrobras garante escoamento

Para escoar o álcool pelo Atlântico, o Grupo Farias pretende utilizar o alcoolduto que será construído pela Transpetro, empresa de logística e transporte da Petrobras. Serão 800 km de extensão, tendo como ponto de partida o município de Senador Canedo (GO) e seguindo até Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Já no estado de São Paulo, estão na rota do duto as cidades de Ribeirão Preto, Pirassununga e Paulínia, descendo para Santos e depois até o Porto de São Sebastião. As adaptações do duto vão permitir uma vazão anual de 4 bilhões de litros de álcool a partir de janeiro de 2009, com investimentos de R$ 500 milhões da estatal.

“Estamos aproveitando todo o potencial que essa cultura nos permite, que vão desde o açúcar até a energia elétrica. Em Goiás, por exemplo, será reforçado o plantio para que o etanol seja escoado através do duto”, diz diretor-presidente do Grupo, Eduardo Farias. “Precisamos cumprir contratos expressivos com os EUA, Japão e China”, acrescentou. Segundo ele, no percurso do alcooduto serão instalados três pontos de coleta, em locais ainda não definidos.