Apesar dos problemas externos que afetam os principais produtos movimentados no Porto de Itajaí (SC), que são frango e carne suína, o volume de exportações no primeiro trimestre do ano chegou a US$ 1,17 bilhão, 15,7% superior ao mesmo período de 2005. Para o superintendente do porto, Wilson Rebelo, o desempenho atesta que Itajaí é especialista na movimentação de carnes congeladas mas não dependente mais de uma ou duas mercadorias. “Já havíamos iniciado um processo de diversificação da nossa carteira de produtos e serviços, atraindo novas mercadorias e mercados”. diz.
Segundo Rebelo, Itajaí é o principal escoador da produção catarinense, mas hoje também exporta mercadorias de outros 17 estados além do Distrito Federal. As exportações por Itajaí de produtos produzidos em São Paulo aumentou 205% no primeiro trimestre do ano, já Minas Gerais ampliou em 130% o volume de mercadorias embarcadas. Os negócios com o Rio Grande do Sul cresceram 94%.
Com a diversificação dos mercados, Itajaí também ampliou a participação de outras mercadorias na carteira de negócios. No porto público, a exportação de açúcar cresceu 222% no três primeiros meses de 2006, em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma comparação a exportação de papel cresceu 418% e de máquinas, motores e acessórios chegou a 478%.