Mercado

Diretor geral da ANP diz que o País está a ponto de dobrar suas reservas de petróleo e gás

O Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Sebastião do Rego Barros, disse ontem durante o seminário “Gerenciamento de Riscos e Aproveitamento de Oportunidades para Companhias Locais no Setor de Petróleo e Gás”, em São Paulo, que há muito petróleo e gás no Brasil.

Segundo o diretor, o Brasil é um país que possui 10,6 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo e 245 trilhões de metros cúbicos de reservas provadas de gás natural. “O mais importante é que o País está a ponto de dobrar suas reservas provadas, fruto de descobertas feitas nos últimos dois anos. E essas novas possibilidades são significativas não apenas por sua quantidade, mas também pelos indícios que elas revelam, como o Gás natural na Bacia de Campos, cujo montante provável triplicará as reservas de gás brasileiras; o Óleo leve no Espírito Santo e a redescoberta da Bacia do Sergipe-Alagoas, depois de muitos anos de abandono; as expectativas alvissareiras no Rio Grande do Norte e em Camamu-Almada, na Bahia”.

De acordo com ele, em um cenário de incertezas, o Brasil desponta como um oásis de tranqüilidade. “Nossa tradição pacífica e de certa forma nossa condição de economia periférica nos transformam num destino seguro para investimentos internacionais, sobretudo numa indústria de longa maturação, como a do petróleo e do gás natural”, diz.