Na última quinta-feira, dia 16, Fernando Barbosa, diretor da Multiplus Eventos, visitou entidade do setor sucroalcooleiro na cidade do México. Na oportunidade, ele estabeleceu novos contatos com o objetivo de incentivar a visitação de profissionais mexicanos à Fenasucro & Agrocana 2006 e aumentar o intercâmbio entre empresas brasileiras e usinas mexicanas.
Fernando Barbosa reuniu-se com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Câmara Nacional das Indústrias Açucareiras e Alcooleiras, Sérgio Rodriguez Méndez. O diretor da Multiplus solicitou apoio desta importante entidade na divulgação das Feiras e aproveitou para distribuir folders, DVDs e cartazes sobre o setor sucroalcooleiro brasileiro e a respeito das Feiras.
Durante a reunião, Fernando enfatizou que o Brasil, além de ser o maior produtor mundial no setor, conta com suas usinas operando com equipamentos fabricados por empr! esas nacionais de bens de capital. Elas permitem o bom desempenho e eficiência na produção de cana, açúcar e álcool no Brasil e já mantêm relações comerciais com as usinas mexicanas, mercado que vem despertando um interesse crescente destas empresas fornecedoras brasileiras.
Segundo Sergio Méndez, o governo mexicano deverá aprovar uma lei que obrigue a mistura de etanol na gasolina como no Brasil, o que irá acelerar a produção do combustível no país. Disse também que, a partir de 2008, o México deverá aumentar a exportação de açúcar para os EUA, pois deverá entrar em vigor o livre comércio entre os dois países com tarifa zero. O país produz mais de 5 milhões de toneladas de açúcar por ano.
Eles discutiram também sobre a contratação de uma operadora local de viagens para oferecer pacotes promocionais aos mexicanos que visitarem a Fenasucro & Agrocana 2006, no período de 19 a 22 de setembro, em Sertãozinho (SP). A pauta da reunião ainda incluiu outros projetos que promovam um maior int! ercâmbio de informações entre os do is países, como a organização de um workshop no México em parceria com entidades brasileiras ligadas ao setor.
Para Fernando, a visita à Cámara Nacional de las Industrias Azucarera y Alcoholera foi muito produtiva. “Ampliamos a divulgação da nossa Feira ao mesmo tempo em que estreitamos o relacionamento comercial entre nossos expositores e usinas mexicanas”, completou ele, que também se encontrou com o engenheiro Jesús Nava Vargas, coordenador do Estado da cadeia de cana-de- açúcar, no dia 17, em Guadalajara, Jalisco, México.