Na busca por soluções que visam a redução da emissão de poluentes, a Mercedes-Benz do Brasil está desenvolvendo um interessante estudo com a Amyris Brasil, subsidiária da Amrys Biotechnologies. A montadora criou o óleo diesel à base de cana-de-açúcar.
Na primeira fase de testes, utilizou-se uma mistura de 90% de diesel comercial S50 (com alto teor de enxofre) e 10% do diesel derivado de cana. Os resultados já apontam uma redução de 9% na emissão de material particulado, que contribui significativamente para a poluição do ar.
A intenção é produzir um combustível que seja 100% derivado de cana-de-açúcar, com preço igual ou inferior ao do diesel comercializado nos postos do país. O novo diesel deverá chegar aos consumidores até 2012, mas a partir do próximo mês começará a ser testado em alguns ônibus de São Paulo que operam em linhas de maior demanda.
Ainda de acordo com a Mercedes-Benz, o novo combustível poderá ser usado nos motores atuais, sem que seja preciso fazer qualquer tipo de adaptação e sem que haja comprometimento do desempenho e consumo. Com essa medida, a montadora vai se adequando para atender às exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve P7 – que entrará em vigor no Brasil em 2012.
Bombeiro
A Ford vendeu 10 caminhões do modelo Cargo 1722e para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo. Os veículos são equipados com autobomba e tanque de 5 mil litros, motor Cummins Interact de seis cilindros e 220cv de potência e transmissão Eaton de seis marchas sincronizadas. Os caminhões vão fazer parte da frota da corporação que atende o interior do estado.
Só etanol
E é também em São Paulo que já circula o primeiro protótipo de ônibus movido a etanol, que reduz em até 90% a emissão de poluentes na atmosfera, se comparado com os coletivos abastecidos com diesel.
O modelo é resultado do projeto BioEthanol for Sustainable Transport e a intenção é usar o etanol na frota de ônibus e microônibus das concessionárias e permissionárias. Os primeiros testes demonstram que o ônibus movido a etanol apresenta uma redução de 80% na emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global e 62% na emissão de óxidos de nitrogênio. Além disso, não libera enxofre.
Crescendo
A Iveco quer crescer ainda mais no mercado brasileiro e, para isso, anunciou que vai ampliar sua rede de concessionárias. Somente este ano serão inauguradas 16 revendas e o objetivo é chegar a 130 em 2012. Em 2009, a Iveco teve 8% de participação no mercado de caminhões no Brasil e expandiu sua rede de concessionárias para 89 lojas.