Mercado

Destilaria JB amplia geração de energia

A destilaria JB, localizada no município pernambucano de Vitória de Santo Antão, a 60 quilômetros do Recife, vai investir R$ 12 milhões na melhoria da capacidade de geração de energia da sua usina termelétrica. Os recursos serão aplicados na aquisição de um gerador de 10 MW e em uma nova caldeira com capacidade para 120 toneladas. A caldeira em atividade na usina possui capacidade para 100 toneladas enquanto o gerador possui potência de 25 MW. Os novos equipamentos devem entrar em funcionamento em outubro deste ano.

A usina termelétrica da usina pernambucana começou a ser construída no segundo semestre de 2001, quando foi considerada apta a participar do Programa de Energia Emergencial (PEE) do Governo Federal. Na ocasião outras 58 usinas de todo o país foram contratadas pelo governo com uma forma de evitar riscos de um novo racionamento de energia elétrica. Os investimentos da JB em sua usina termelétrica pernambucana estão avaliados em cerca de R$ 19 milhões. A previsão é de que a amortização destes investimentos aconteçam ao término do contrato de 30 meses celebrado com a Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial (CBEE) em dezembro deste ano.

O contrato é de 18 MW, apesar da usina possuir capacidade para gerar até 25 MW. A unidade foi acionada em janeiro deste ano, juntamente com outras usinas, em função do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas estarem em um nível considerado extremamente baixo. A Destilaria JB também comercializa energia junto a Companhia Energética Pernambuco (Celpe) em conjunto com outras 14 usinas e destilarias estaduais. O contrato, neste caso, é de 1,5 MW. O grupo possui uma outra usina termelétrica, localizada no estado do Espírito Santo (ES). Ambas funcionam movidas a bagaço de cana-de-açúcar.