A Destilaria Araguaia, no município de Confreza, noroeste do Mato Grosso, próximo à divisa do Pará, encerrou a produção de álcool da safra 2007/08 no dia sete de dezembro. Para celebrar o fim das atividades, a diretoria promoveu uma celebração ecumênica na igreja da Vila Residencial.
A missa contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre funcionários, gerentes e diretores da usina, autoridades municipais e entidades de classe. De acordo com o diretor da destilaria, Domingos Azevedo Neto, a presença da igreja deu suporte o bom relacionamento entre a empres e seus colaboradores.
“Isso foi fundamental para que a empresa chegasse ao relacionamento que hoje é tido como muito eficiente até mesmo pelos órgãos de classe como o próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais de
Confresa”, observou.
Meio-ambiente
O Grupo EQM contratou a bióloga paraense Sônia Aline Roda para colocar em prática os projetos de recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento das matas ciliares de córregos que nascem ou percorrem as áreas da empresa. Ela está à frente da gerencia ambiental do Grupo.
Sônia, que é mestre e doutora em Biologia, também é diretora de projetos do Centro de Pesquisas ambientais do Nordeste (CEPAN).
Sônia disse que a preocupação do setor sucroalcooleiro com o meio ambiente é um grande avanço. “O grupo EQM sentiu a necessidade de contratar um biólogo com uma visão conservacionista, no sentido da conservação dos recursos naturais, dos processos envolvidos em gestão ambiental, o que facilita resolver demandas relacionadas aos impactos causados sobre a biodiversidade, e não apenas um administrador de problemas ambientais”, disse.
Pela preocupação com o meio-ambiente, o Grupo EQM (Eduardo Queiroz de Monteiro) recebeu este ano, na Usina Cucaú, o prêmio “MasterCana Desempenho em Gestão e Preservação Ambiental”. O MasterCana é o maior evento do Brasil na cultura da cana-de-açúcar e deu projeção nacional ao trabalho que agora chega à unidade de Confresa.