Mercado

Desafios atuais e perspectivas futuras para mercado de trabalho no setor

Está sendo realizado hoje, dia 10 novembro o workshop “Mercado de Trabalho no Setor Sucroalcooleiro: desafios atuais e perspectivas futuras”, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia – Campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Piracicaba (SP).

Segundo os organizadores, o evento visa discutir as principais iniciativas a serem tomadas em prol do crescimento econômico, geração de emprego e bem-estar social no complexo canavieiro.

8h30: ABERTURA – Márcia A.F. D. Moraes – Carlos E. F. Vian – Esalq/USP

9h: Barreiras protecionistas: panorama geral das negociações internacionais e as questões sociais e ambientais – Prof. Marcos Jank – FEA/USP e Icone

9h30: Mercado de trabalho no setor de açúcar e álcool: aparato institucional, organizacional e indicadores socioeconômicos – Profa. Márcia A.F. Dias de Moraes – Esalq/USP

10h – Transformações recentes na categoria dos fornecedores de cana e o emprego de trabalhadores assalariados: algumas evidências nos estados do Paraná e São Paulo – Profs. Sebastião N. R. Guedes – Unimep e Pery F. Assis Shikida – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

11h Rendimento e pobreza urbana, rural e na cultura da cana-de-açúcar – Prof. Rodolfo Hoffmann – Unicamp

14h: A estrutura da demanda por trabalho na agricultura brasileira – Prof. Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho (Esalq/USP)

14h30: Condições de trabalho no Brasil: legislação, normas, condições atuais – Profa. Magda Barros Biavaschi – Pesquisadora do Cesit – Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho/Unicamp e Professora Facamp

15h: A questão da caracterização da condição análoga à de trabalho escravo na agricultura – Dra. Elimara A. Assad Sallum – Advogada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

15h30: Perspectivas e tendências do mercado de trabalho no Brasil – Prof. Reinaldo Fernandes – Fearp/USP; Escola Superior de Administração Fazendária/MF.

16h: Mesa de discussão dos temas abordados – Coordenação: Prof. Carlos Eduardo de Freitas Vian – Esalq/USP.