Mercado

Deputado quer que governo defina papel da cana na matriz energética

O deputado Luciano Zica defendeu hoje uma definição do governo quanto ao papel da cana-de-açúcar na matriz energética brasileira. O parlamentar quer também que os empresários produtores de álcool tenham cotas definidas para abastecer a frota de veículos abastecida por este combustível.Para Zica, somente regulação e planejamento evitará colapso no abastecimento de álcool.

“Temos de definir o papel da cana na matriz energética brasileira. É preciso responsabilizar o setor, estabelecer regras e estímulos à produção em cima de compromissos claros e objetivos”, disse Luciano Zica hoje pela manhã. O deputado, que atua na Comissão de Minas e Energia da Câmara, quer que o governo federal estabeleça cotas de produção de álcool para os usineiros. “Apresentei proposta ao governo para estabelecer um compromisso para com a política energética. Eles têm de cumprir cotas para que o abastecimento de álcool não fique determinado pelo preço internacional do açúcar. Por enquanto, eles estão tendo um compromisso exclusivo com o lucro”, afirmou o parlamentar.

Da parte do governo, Zica espera que seja feito um planejamento para aumentar a importância da cana na geração de energia. “Estamos perdendo espaço para o gás no abastecimento de termelétricas. Só o Estado de São Paulo joga fora todo ano 5 mil megawatts com o bagaço da cana. O governo Lula deve estimular a produção do biodiesel para reduzir nossa dependência das importações, que chegam a 1,5 bilhão de dólares anuais. Com o biodiesel, vamos estimular a agricultura e gerar mais empregos”, propõe o deputado petista.

(Assessoria de Imprensa doDeputado Federal Luciano Zica)

Banner Evento Mobile