Mercado

Deputado do PT é suspeito de intermediar acordo entre a ANP e sindicatos, diz procurador

O procurador da República no Distrito Federal, José Robalinho Cavalcanti, confirmou na CPI da Petrobras que o deputado José Mentor (PT-SP) é suspeito de ter intermediado o acordo judicial, questionado pelo Ministério Público, entre a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e os sindicatos de produtores sucroalcooleiros do Centro-Oeste e Minas Gerais.

Segundo o procurador, a Procuradoria Geral da República investiga a participação do deputado. A suspeita é de que o deputado teria se reunido com representantes de quatro sindicatos de produtores sucroalcooleiros, além de ter discutido pessoalmente com diretores da ANP sobre o acordo. “Os fatos indicavam que ele teria interferência neste processo, disse.

Após manobra tributária, relator da CPI da Petrobras vai propor mudança na legislação CPI da Petrobras aprova plano de trabalho após suspender análise de 66 requerimentos Em represália à oposição, Jucá promete arquivar requerimentos na CPI da Petrobras

O Ministério Público questiona o acordo fechado entre a ANP e quatro sindicatos de usineiros para o pagamento de uma suposta dívida de R$ 178 milhões. Mesmo com a permissão legal suspensa para que a agência pagasse por subsídios devidos à produção de 2002 e 2003, a ANP fechou o acordo.

Para o Ministério Público, o procedimento foi considerado ilegal porque os sindicatos não tinham respaldo legal para a cobrança e pelo pagamento ter sido realizado em dinheiro, ao invés de precatórios, que são títulos de dívidas públicas, pagos por ordem cronológica, como é recomendado neste caso.

“Os elementos que foram trazidos ao Ministério Público são suficientes para abrir inquérito policial. Há indícios de crimes”, disse o procurador. Procurado pela reportagem, o deput! ado ainda não se manifestou sobre o assunto.