A Dedini S/A Indústrias de Base, de Piracicaba (SP), em parceria com DeSmet Ballestra, vão fornecer toda a tecnologia, serviços e equipamentos para a sua primeira usina de biodiesel vendida para o mercado externo. A DeSmet Ballestra fica responsável pelos equipamentos da planta de biodiesel e pré-tratamento de óleo enquanto cabe à Dedini fornecer todos os equipamentos e serviços acessórios, além de ser responsável pelo gerenciamento geral para a implantação do projeto.
A Dedini será a responsável pelo gerenciamento, engenharia básica, engenharia de detalhamento, suprimento de todos os equipamentos periféricos da planta, além de montagens mecânica e elétrica e as obras civis. Além disso, fará o treinamento do pessoal que vai operar a usina e assistirá o cliente no início do funcionamento da planta.
A unidade terá capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano de biodiesel a partir de óleo de palma cru, que é equivalente a 2 mil barris por dia do combustível. O fornecimento é para a Ecodiesel Colômbia S/A, será construído em Barrancabermeja, e tem início de operações previsto para fevereiro de 2009. A Ecodiesel é subsidiária da estatal Ecopetro e vai se dedicar a produção e comercialização de biodiesel. O restante da empresa pertence a sete usinas de óleo de palma: Extractora Central S/A; Palmas Oleaginosas Bucarelia; Extractora Monterrey; Oleaginosas Las Brisas; Palmeras Puerto Wilches; Palmas del Cesar e Agroince Ltda. O óleo de palma utilizado na usina de biodiesel será proveniente do excedente dessas plantas.
A usina faz parte da iniciativa do governo colombiano de melhorar a qualidade do diesel e da gasolina consumida no país, incentivar o desenvolvimento agrícola e marcar a entrada do País no mercado dos combustíveis alternativos.
A Dedini já forneceu quatro usinas de biodiesel para o mercado interno: Bertin (100 mil toneladas/ano), Granol (100 mil toneladas/ano), Caramuru (100 mil toneladas/ano), Barralcool (50 mil toneladas ano) e está fabricando três para o grupo Agrenco (duas com capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano cada e uma de 200 mil toneladas/ano) e uma para Bionasa (200 mil toneladas/ano).