Mercado

Dedini e Danfoss solucionam contratempos na área de energia no setor

Para solucionar um problema comum em usinas de açúcar e álcool, que é a excessiva demanda de energia ou o chamado afundamento de tensão (uma espécie de apagão), causando o desligamento de outros equipamentos, a Danfoss do Brasil e a Dedini Indústria de Base criaram uma solução denominada DSS (Dual Smart Start). A solução desenvolvida pode suportar uma sobrecarga elétrica de até 150% acima da capacidade das máquinas, evitando o seu desligamento. “Mesmo que o problema ocorra, é possível a reversão dos motores de forma simples, o que diminui o tempo de interrupção das atividades. Nos testes realizados, não houve embuxamento durante 62 dias”, informa a assessoria da empresa.

As primeiras usinas a instalarem a solução serão a Usina Santa Juliana (Minas Gerais) e a Usina Monte Verde (Mato Grosso do Sul), que estarão com a aplicação em funcionamento no início do próximo ano. Segundo a assessoria, a solução foi tão bem recebida pelo mercado que as empresas que a desenvolveram já ofertaram mais de 60 cotações.

Segundo ela, o equipamento diminui a quantidade de energia elétrica necessária para que a usina inicie e mantenha as suas operações e também reduz o desgaste das máquinas que pode ser causado por irregularidades no fornecimento de energia. Com a solução, as empresas conseguem que o consumo médio de energia em uma partida dos esquipamento seja 1,9 vez menor que uma partida direta tradicional.

O DSS pode ser instalado em qualquer usina, nos motores de preparo da cana (o picador, o desfribrador e o nivelador), e é principalmente indicado para aquelas que tenham limitações em seus sistemas de geração de energia por poder evitar “apagões” e danos às instalações.

Com este equipamento, os motores da usina podem começar a funcionar em uma velocidade baixa que é aumentada gradativamente, a chamada “partida suave”. A ativação da estrutura desta forma é fundamental para evitar o desgaste e prolongar a vida útil dos equipamentos da usina, pois utiliza apenas a quantidade de energia necessária para a movimentação destes.

Ronaldo Bartolomei, diretor de vendas da divisão de Controle de Acionamentos da Danfoss do Brasil, explica que estes motores são os que consomem mais energia em uma usina e em alguns casos, quando começam a funcionar, ocorre uma queda de tensão da usina, acarretando o desligamento de outros equipamentos e até problemas na rede elétrica total. “Com o DSS, o acionamento destes motores é feito eletronicamente e controlado durante todo o processo, o que garante redução no consumo de energia nesta ativação, tendo como benefício uma menor necessidade de investimento no sistema de geradores”, destaca.

A utilização do sistema eletrificado com “partida suave” possibilita, ainda, que as usinas precisem de menos vapor como fonte de energia para funcionar. Com isso, pode-se obter um maior excedente para co-geração de energia elétrica, o que significa uma oportunidade de novos negócios para os empresários do setor sucroalcooleiro.

De acordo com o especialista, além de permitir economia de energia elétrica e conservação das máquinas, o DSS também otimiza a produção por minimizar a possibilidade de um “embuchamento”, que é um travamento de picadores e desfibradores geralmente causado por sobrecarga mecânica e que paralisa os sistemas tradicionalmente utilizados em usinas por até 4 horas.

“Trata-se de um sistema inovador, concebido com a associação de alta tecnologia desenvolvida pela Danfoss ao conhecimento do comportamento de máquinas tradicionalmente produzidas pela Dedini. Para se ter uma ideia da grande versatilidade do sistema DSS, além de apresentar custo baixo, maior controle em produção, operação, manutenção e segurança, ele também possibilita que um nivelador, um picador e um desfibrador comecem a funcionar ao mesmo tempo”, explica o Engenheiro Eletricista/Eletrônico, Adejunio Reis, da divisão Açúcar & Etanol da Dedini, responsável pela criação e desenvolvimento da solução.