O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba, SP, vai inaugurar oficialmente, neste sábado (26), às 9h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de Tupi. Já em operação, a ETE trata os esgotos domésticos de Tupi/Jardim Bartira e está dimensionada para atender população de 5 mil habitantes.
O projeto, feito em parceria com a Dedini, que doou os principais equipamentos, contemplou a instalação do reator integrado (anaeróbio e aeróbio) denominado UBOX, inovação tecnológica patenteada pela empresa holandesa Paques BV, parceira da Dedini desde 1986.
Segundo a empresa, o processo economiza energia elétrica, gera pouco lodo biológico excedente, ocupa uma área reduzida e tem a vantagem de não emitir odores que causam desconforto aos moradores das redondezas.
A Dedini fornece plantas biológicas para o tratamento de efluentes desde 1984. Inicialmente o foco era o tratamento anaeróbio da vinhaça (subproduto gerado nas destilarias de etanol). A partir de 1986 passou a atuar no tratamento de outros efluentes orgânicos industriais.
A Paques BV desenvolve tecnologias e produtos específicos para processos biológicos de tratamento de efluentes, principalmente para os reatores anaeróbios. Atua nos ramos de bebidas, alimentos, papel e celulose, destilarias e químicas.
A Dedini já instalou 140 reatores da Paques BV, 21% do número de plantas vendidas por todos os licenciados da empresa holandesa, sendo 116 no Brasil e 24 na Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, México, Guatemala e República Dominicana.
Para atender o potencial de mercado de tratamento de esgotos domésticos, a parceria Dedini/Paques desenvolveu um reator misto anaeróbio e aeróbio em um único tanque, como o que está em Tupi. Com três unidades deste tipo em operação, a meta da Dedini é terminar 2008 com 10 reatores Ubox instalados, tratando esgoto de cidades pequenas e médias em todo Brasil.